quarta-feira, 4 de junho de 2014

Como acabar com um namorado "psicopata"

O titulo pode fazer rir mas o assunto é bem sério.
Incrivelmente são cada vez mais os namorados/as malucos do que os normais. Seria de pensar que estamos a evoluir e que se aprenderia a respeitar o ser humano e a perceber que ninguém é propriedade de ninguém mas parece que é exactamente o contrário, são cada vez mais as histórias de namorados possessivos, ciumentos, que batem nas namoradas e começa tudo cada vez mais cedo e é importante estar atenta aos sinais, porque eles existem, estão lá desde o começo, nós é que por vezes não os queremos ver.

- Namorado ciumento é fogo, mas existem dois tipos de ciume, o ciume de amor e o ciume de loucura. Namorado que proíbe de usar decotes, que se não recebe resposta às mensagens em dois minutos já está a acusar de estarmos demasiado ocupadas com "alguém", que discute porque um amigo mandou um beijo no facebook, que quer saber onde estamos, com quem estamos, a fazer o quê, quanto tempo vamos demorar, se estamos só com um amigo e por ai fora, decididamente não é normal. Namoro implica confiança e se a confiança não existe então o melhor é acabar rapidamente.
- Namorado que exige TODA a nossa atenção, que fica chateado se estivermos ao lado dele a falar com outra pessoa, que não suporta que mandemos mensagens na presença dele, que controla o nosso telemóvel para ver a quem ligámos, de quem recebemos mensagens, que quer apagar os nossos amigos.. sério.. mais uma vez digo, ciúmes toda a gente tem mas sentimento de posse não tem nada a ver com ciúmes é algo bem diferente.
- Se nós descombinamos - ou não combinamos - algo ele fica furioso, diz logo que não o amamos o suficiente e blá blá blá mas se ele descombina é algo normalíssimo, mesmo que esteja combinado há séculos, e senão entendemos isso somos egoístas e todo o role de coisas más. Nós temos sempre de respeitar o espaço dele mas ele nunca respeita o nosso.
- Namorado que grita a torto e a direito... discussões todos temos e de vez em quando todos levantamos o tom de voz mas gritar constantemente por coisas de nada, só para impor a sua pseudo superioridade/autoridade não é normal.
- Esta é muito óbvia, se ele vos levanta a mão então alguma coisa vai muito mal, não importa senão chegou a bater, se levantou a mão para vos intimidar é porque realmente lhe passou pela cabeça bater-vos. Pior ainda é quando ele realmente vos bate, bateu uma vez? Podem ter a certeza que vai bater outra vez, foi só um estalo? E depois? É agressão na mesma e NADA a justifica, estalos, apertões de braços, apertos de pescoços, isto é violência e NÃO pode ser tolerada.
- Agressões verbais do estilo "estás feia", "estás gorda", "ninguém gosta de ti a não ser eu", "se não ficares comigo mais ninguém te vai querer" e por ai fora, tudo isto tem como objectivo deixar-vos na merda, tornar a vossa auto estima baixíssima para vocês dependerem dele e não se conseguirem soltar por acreditarem realmente que ele é a vossa única esperança. Mas acreditem mesmo com a auto-estima no zero, é mil vezes preferível ficar sozinha do que com um tipo destes.

Então e quando se percebe que temos um "psicopata" como namorado, o que fazer?
O melhor de tudo é acabar de imediato o namoro, se é psicopata ao fim de uma semana, de um mês, de um ano, não importa, assim que percebemos a pessoa que temos ao nosso lado o melhor é por um fim IMEDIATAMENTE mesmo que se goste muito dele. Se vai ser fácil? Não, ele vai-vos perseguir, ameaçar e fazer tudo o que puder para vocês voltarem para ele e isso vai durar até eles acharem outra "vitima".
Então como fazer? Primeiro que tudo devem contar imediatamente aos vossos pais e amigos o que se passa, não importa se tem 15, 20 ou 30 anos, é importante avisarmos as pessoas que gostam de nós do que se está a passar para que elas nos ajudem e nos protejam. Segundo, não importa se ele ameaça explodir o mundo se vocês não lhe responderem às mensagens, se ameaça dormir à vossa porta se vocês não descem para falar com ele, não importa, não podem ceder, cada vez que cedem e respondem ou cada vez que cedem e se encontram com ele só lhe estão a dar forças para continuar. Não tenham medo de mandar o vosso amigo mais forte falar com ele, este tipo de gajo é em 99% dos casos um cobarde que só bate e levanta a voz para raparigas com medo dele. Se conhecerem os pais dele não se inibam e contem o que se passa, contem-lhes que acabaram o namoro e que ele vos persegue - muitas vezes este tipo de pessoa conta uma versão totalmente diferente aos pais, ou não contam que acabaram o namoro ou contam que acabaram e estão a sofrer horrores e estão apenas a lutar por vocês que são a mulher da vida dele - se os pais souberem o que se passa são menos uns a apoiar as loucuras dele.
Caso se sintam realmente ameaçadas não hesitem em fazer queixa na policia, não tenham medo de o fazer, se o problema existe ele tem de ser encarado de frente, a culpa de ele ser um psicopata não é vossa e vocês tem de se proteger dele.
Se ele sabe alguma coisa que vocês não querem que mais ninguém saiba e ele vos ameaça constantemente com isso talvez esteja na hora de vocês mesmas contarem às pessoas esse "segredo" que escondem, desta forma ele perde os trunfos que tem contra vocês, nenhum segredo vale o risco de ter de aturar um "psicopata" e os nossos pais/amigos vão continuar a gostar de nós quer se tenha uma divida de 10 mil euros ou se tenha mentido que se está na faculdade, ou se confesse que afinal usámos o dinheiro da carta para comprar roupa, etc etc etc.. Mais vale contar duma vez e enfrentar a ira familiar do que um namorado que a qualquer momento perde o juízo e nos mata - a sério, hoje em dia ninguém é inofensivo o suficiente para pormos as mãos no fogo de que nunca vai cruzar a linha da loucura total.

E pronto é isto, olhos bem abertos em quem tem ao vosso lado e se tiver todos estes sinais por favor, saiam dessa relação, por bem da vossa saúde mental e física não deixem que ninguém vos maltrate por muito que se goste da pessoa, vocês são sempre mais importantes.


Sem comentários:

Enviar um comentário