quarta-feira, 7 de maio de 2014

Anorexia...

Enquanto apagava os post's do outro blog deparei-me com esta "carta" que escrevi e que sei que há muito tempo deixou de me pertencer - apesar de ser da minha autoria.
Na altura em que escrevi isto lembro-me de ter visto uma reportagem no telejornal sobre anorexia e de eles falarem de blogs em que a anorexia e a bulimia eram idolatradas, achei aquilo surreal e fui pesquisar e deparei-me com MILHARES de blogs em que as autoras e as leitoras, sofrem destas doenças, sabem que sofrem destas doenças e mesmo assim querem sempre mais, é uma realidade alucinante, ver que estas miúdas sabem que se estão a destruir e mesmo assim insistem em bater naquela tecla.

E atenção a anorexia é uma doença psicológica gravíssima, porque deixa sequelas para a vida toda, no entanto a maioria das pessoas que sofre dela, não se apercebe que sofre de uma doença, o cérebro delas sofreu uma autentica lavagem cerebral e elas deixaram de conseguir parar as dietas, olham para o espelho e vêem gordura onde só há ossos, mas não sabem que estão doentes e muitas vezes só se apercebem disso quando o corpo atinge o ponto de ruptura e perde por completo as forças. A partir dai existe todo um processo complexo de voltar a formatar o cérebro e de voltar a fazê-lo entender que é preciso comer, é necessário engordar e isto leva ANOS, uma vida inteira por vezes.

A questão é que as miúdas que escrevem estes blogs "pró-ana" e "pró-mia" sabem que estão doentes, sabem que aquilo as pode matar e mesmo assim gostam da doença, gostam das consequências e isso, para mim, é chocante..

Escrevi na altura esta carta como uma forma de alertar quem procurasse coisas sobre anorexia e bulimia, na intenção de que talvez ao ler isto, mudasse a ideia da dieta, procurasse um médico, na tentativa de ajudar alguém.
Sei que esse proposito foi comprido pelos emails que recebi ao longo dos anos e por isso mesmo achei que fazia todo o sentido voltar a partilha-la e deixa-la aqui, para que novas pessoas a possam ler e a possa sentir.
Lembrando que esta carta é uma CRITICA à anorexia e à bulimia e não um incentivo à mesma...
Fica a carta:


Queridas amigas, esta carta é escrita a 4 mãos, permitam que nos apresente, nós somos a anorexia e a bulimia, muitas das nossas amigas chamam-nos simplesmente de ana e mia, se estás a ler isto talvez seja porque queres ser mais uma das nossas fieis e inseparáveis companheiras, quero avisar-te antes de tudo que depois de entrares para o nosso circulo dificilmente sairás e provavelmente pensarás em nós pelo resto da tua vida, nós somos simplesmente inesquecíveis.
Agora que fizemos a primeira apresentação deixa-me que te explique porque estás aqui, provavelmente sentes-te mal contigo mesma, achaste gorda e estás farta de achar que todos os teus problemas são devido ao teu aspecto físico, desejas ser como as modelos que vês nas revistas e na televisão, deixa-nos avisar-te (porque somos boas amigas e as boas amigas devem avisar) que a imagem que vês agora ao espelho é a imagem que continuarás a ver sempre, não porque não emagreças, podemos jurar que vais emagrecer, mas apenas porque a nossa relação de amizade vai causar em ti um transtorno psicológico que vai fazer com que tu não vejas aquilo que realmente és, tu vais perder peso mas acharás que nunca é o suficiente e que precisas sempre de mais, mesmo que estejas demasiado magra tu vais continuar a achar que estás gorda, isto é um dos efeitos secundários da nossa amizade.
Não te queremos assustar, só queremos ser verdadeiras e sinceras.
Mas vamos continuar, a nossa dieta obriga-te a passar dias sem comer, ou a comer quantidades que de tão pequenas fazem com que o teu corpo comece a sentir falta de alguns nutrientes essenciais para o seu bom desempenho, não comer é o meio mais rápido de perder peso, mas é também o mais agressivo e fatal.
Aos poucos e com a nossa dieta vais começar a emagrecer drasticamente, a tua menstruação vai desaparecer, o teu cabelo pode cair e tu vais começar a perder a força para fazer coisas tão simples como subir umas escadas. Tu vais saber que algo está errado e muitas vezes vais querer desistir, mas quando tentares comer o teu estômago vai recusar a comida por já não estar habituado a ela, quando te olhares ao espelho verás uma imagem que não existe e mesmo que a balança marque apenas 35kg tu verás pelo menos uns 60 no espelho, os teus olhos deixaram de ser capazes de ver a realidade.
Os teus pais estarão preocupados mas tudo o que tu queres é que te deixem em paz, perdeste a paciência, o bom humor, deixaste de ser capaz de rir e sair, tudo te cansa demasiado, no entanto apesar disso continuarás a querer fazer exercício físico, mesmo que isso te canse tanto que te faça desmaiar e quando finalmente perceberes que esta dieta te está a matar e procurares ajuda verás que te deixamos sequelas psicológicas para toda a vida e que nunca mais serás verdadeiramente feliz e tudo porque viverás numa luta constante entre o que é melhor para ti e o que as "vozes" que colocamos na tua cabeça te dizem.
Ainda achas que anorexia e bulimia são melhores do que um nutricionista? Ok, a escolha é tua, prometo que te acompanharemos até ao teu funeral.

Sem comentários:

Enviar um comentário